Um guia de nootrópicos para iniciantes

Então você tem tentado fazer sua pesquisa sobre suplementos nootrótrópicos, mas você simplesmente não consegue se concentrar. Talvez você tenha escaneado vários artigos, discussões ou estudos e não se lembra do que leu. Bem, é para isso que os nootrópicos existem! Muitos de vocês podem estar familiarizados com nootrópicos, mas à medida que ganham popularidade por suas habilidades de aprimoramento cognitivo, mais pessoas estão aderindo todos os dias.

Nossos cérebros estão em constante sobrecarga de informações. Considerando nossa sociedade altamente competitiva e avanços tecnológicos, parece que temos que acompanhar ou ficar para trás. Como humanos, estamos sempre procurando maneiras de aumentar o desempenho cognitivo. 

O que são nootrópicos?

O termo “Nootropic” foi cunhado em 1972 pelo Dr. Corneliu Giugrea, um químico romeno. Ele sintetizou o primeiro nootrótico chamado Piracetam. Ele originalmente afirmou que os nootrópicos devem fornecer benefícios neuroprotetores, melhorar processos cognitivos e possuir poucos efeitos colaterais.

De acordo com a definição do Dr. Giurgea, nootrópicos :

  • Melhorar o aprendizado e a memória
  • Resistência a agentes que prejudicam a memória
  • Falta da farmacologia usual associada a drogas psicotrópicas e possuir muito poucos efeitos colaterais com um perfil de toxicidade extremamente baixo
  • Melhorar a comunicação entre hemisférios cerebrais
  • Aumentar a capacidade do cérebro de proteger contra várias lesões físicas ou químicas
Alguns nootrópicos trabalham aumentando o fornecimento de sangue rico em oxigênio para o cérebro ou aumentando os níveis de acetilcolina do cérebro, o neurotransmissor que é em grande parte responsável pelas funções de memória, aprendizado e humor do cérebro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *