28 Junho, 2022
InícioSaúde & Bem-EstarNootrópicosOs grupos de Nootrópicos

Os grupos de Nootrópicos

Os nootrótrópicos são geralmente categorizados em três grupos principais: racetams, estimulantes e nutracêuticos. Cada grupo nootrótrico tem um conjunto específico de funções que contribuem para preservar e melhorar a capacidade e a saúde do cérebro.

Racetams : As racetams afetam a acetilcolina no cérebro e, portanto, também afetam a memória, o humor, a agilidade mental e o foco. Os benefícios do uso de racetams incluem aumento da capacidade de memória, maior clareza mental, maior concentração, maior calma, melhor recordação de ideias, sejam factuais ou hipotéticas e reconhecimento mais rápido de padrões e distinções nos dados. As racetams supostamente permitem que tanto o trabalho analítico quanto o criativo sejam realizados simultaneamente, como é o caso da resposta a ensaios bastante longos que requerem fatos e posicionamento cuidadoso desses fatos para trazer corretamente uma mensagem.

Ácido docosahexaenóico (DHA) : DHA é um ácido graxo Ômega-3 que é essencial para o desenvolvimento cerebral. Níveis mais elevados de DHA estão correlacionados com a melhoria da memória e função executiva. O cérebro é composto de 60% de gordura e o DHA representa 97% do teor total de ácidos graxos Ômega-3 do cérebro, particularmente em regiões cerebrais envolvidas na memória e atenção. Portanto, a suplementação de DHA pode proporcionar benefícios neurocognitivos. 

Nutracêuticos : Nutracêuticos são simplesmente alimentos ou produtos alimentícios cujo conteúdo combina alguns dos efeitos de racetams e estimulantes, mas apenas em uma extensão limitada. Estes são seguros para consumir com frequência, assim como os estimulantes, mas os efeitos são muito menos pronunciados. Embora já comprovadamente eficazes na preservação e melhoria da atividade cerebral, estes também podem ser usados como meio suplementar de tratamento no caso de condições de saúde mental mais graves, como a doença de Alzheimer.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Popular

Comentários Recentes